CONSTRUÇÃO DA NOVA SEDE DO SAMAE TRARÁ UMA ECONOMIA DE R$ 600 MIL POR ANO COM ALUGUEIS DE IMÓVEIS

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) trabalha nos projetos para ocupação da área localizada na rua Visconde de Pelotas, no bairro Exposição, onde hoje já funcionam alguns setores do Samae. O objetivo é que, neste local, sejam concentrados todos os serviços administrativos e de operação da autarquia até 2020.
Num primeiro momento, a Divisão de Planejamento Integrado fez o chamado masterplan, que é um estudo de ocupação dos espaços. A partir de agora, serão desenvolvidos os projetos arquitetônicos. Os projetos estruturais, projetos de cabeamento elétrico e de Plano de Proteção Contra Incêndio (PPCI) serão licitados no início do próximo ano. A previsão é de que a obra esteja concluída até o início de 2020.
Na nova área, que tem cerca de dois hectares, serão construídos dois prédios. Um deles servirá para alocar toda a estrutura administrativa e parte da estrutura técnica, enquanto o outro prédio acomodará as equipes que fazem o trabalho de campo. Um pavimento de estacionamento subterrâneo também será feito, aproveitando o desnível do terreno. Além disso, a área poderá acomodar futuras instalações que se fizerem necessárias, conforme o crescimento estrutural da autarquia.
Atualmente, o Samae possui três prédios locados e já fez uma renegociação para diminuir o valor do contrato de aluguel de dois deles, que ficam situados na rua Pinheiro Machado. Um terceiro imóvel, localizado no bairro Pio X, terá o contrato rescindido a partir do mês de julho, quando a reforma de uma parte da área for concluída.
De acordo com Gerson Panarotto, diretor-presidente do Samae, a obra tem um investimento estimado na ordem de R$10 milhões que será custeado com recursos próprios. “Esses recursos já estão sendo economizados e planejados há alguns anos. Hoje nós gastamos cerca de 50 mil reais mensais em locação, o que nos dá 600 mil reais por ano em aluguel. Considerando que vamos deixar de gastar esse valor, se torna um investimento interessante”, analisa Panarotto.

Conheça o Samae

Criado em 1966, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto é uma autarquia, ou seja, entidade pública, criada por lei específica, que possui autonomia, personalidade jurídica e patrimônios próprios em relação à administração pública direta. Há 51 anos, é responsável por manter e proteger os recursos hídricos de Caxias do Sul.

Ao longo de nossa história, ganhamos diversos prêmios, de reconhecimento dos esforços para melhorar a qualidade de vida da nossa cidade. Ainda mais importante que os prêmios, é poder contar com a sua colaboração para continuar prestando um serviço de qualidade para toda Caxias do Sul.

1

Foto: Daniel Ribeiro