SEGURANÇA VOLTA A SER TEMA NO LEGISLATIVO CAXIENSE

A expectativa para instalação da Comissão Temporária Especial para o Enfrentamento da Violência foi tema do grande expediente da vereadora Paula Ioris/PSDB nesta quinta-feira (16/02/17). Proposta pela tucana, a comissão teve aprovação na reunião representativa de 24 de janeiro e deve ser instalada na próxima semana.

A parlamentar anunciou que a comissão já tem plano de atuação elaborado, mas salientou que ela terá uma construção coletiva, envolvendo todas as forças de segurança pública. Além de Paula Ioris, as bancadas indicaram para integrar o grupo Adiló Didomenico/PTB, Alberto Meneguzzi/PSB, Gustavo Toigo/PDT, Prof. Paulo Périco/PMDB e Neri O Carteiro/SD.

O objetivo da comissão é constituir um grupo para tratar da violência, promovendo audiências, além de interagir com órgãos de segurança pública, conselhos, entidades e outras instituições da sociedade em busca de soluções.

“O IGP é responsável por coletar as provas dos crimes. A falta das provas periciais leva ao arquivamento de investigações e à impunidade, que não se dá apenas por falha nas leis”, comentou, acrescentando que nos Estados Unidos, 90% da prova é pericial e 10% testemunhal, enquanto que no Brasil ocorre o contrário.

Ainda sobre avanços na segurança pública na cidade, a parlamentar destacou a participação da comunidade e do uso da tecnologia. Para exemplificar, informou que 67% dos veículos roubados são recuperados pela Brigada Militar graças a denúncias das pessoas via 190 e Whatsapp.

1

Crédito da foto: Vitória Bordin