VACINAS CONTRA A FEBRE AMARELA TEM A PROCURA ALTA EM CAXIAS NAS UBS

Em função do surto de febre amarela no estado de Minas Gerais, as Unidades Básicas de Saúde de Caxias do Sul têm registrado uma grande procura por vacinas nos últimos dias. Somente ontem (18), 544 doses foram aplicadas.

Desde 2009, Caxias do Sul tem um calendário fixo de vacinação contra a febre amarela na rede pública. A aplicação ocorre sempre às quartas-feiras nas 47 UBS`s. Quem quiser se vacinar, precisa ir até uma unidade de saúde e levar o cartão de vacinação. Se não tiver o cartão, é preciso apresentar o documento de identidade. Em caso de dúvida se já foi imunizado ou não, a orientação é fazer a vacina.

O Ministério da Saúde recomenda a imunização para quem viaja para Áreas com Recomendação de Vacina (ACRV), como Tailândia, República Dominicana e Panamá. A dose deve ser aplicada pelo menos 10 dias antes do deslocamento, para garantir o desenvolvimento da imunidade.

Mas, atenção! A vacina da febre amarela não pode ser feita em gestantes, mulheres que estão amamentando e pessoas com alergia à proteína do ovo. Idosos só podem receber a dose com receita médica.

A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus, que pode ser transmitida também pelo mosquito Aedes aegypti. Os principais sintomas são: febre alta, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos. Em alguns casos mais graves, pode causar insuficiência hepática, renal, icterícia e manifestações hemorrágicas.