FALTAM 30 DIAS PARA A JTchêJ

Em comunhão com a juventude católica do mundo todo que estará reunida na Polônia para Jornada Mundial da Juventude, o Setor Juventude da Diocese de Caxias do Sul está preparando a JTchêJ. O evento, que deve reunir mais de 200 jovens, acontecerá nos dias 30 e 31, nas dependências do Colégio São José, em Caxias.

A JTchêJ terá início às 20 horas do sábado, 30 de julho, e seguirá até às 8 horas do dia 31 com uma programação diversificada. Entre as diversas atividades, estão momentos de animação, adoração ao Santíssimo Sacramento, apresentações teatrais e celebração da Santa Missa, presidida pelo bispo diocesano, Dom Alessandro Ruffinoni.

Os diversos grupos de jovens, movimentos de evangelização juvenil, juntamente com a Pastoral da Juventude irão preparar o Terço da Juventude. A oração será um momento de união entre os diversos carismas de evangelização da juventude, bem como de apelo pela vida da juventude.

No início da manhã do domingo, 31 de julho, os participantes estarão sintonizados em comunhão com o Papa Francisco, que celebrará a Missa de Envio da JMJ Cracóvia, com o anúncio da próxima sede do encontro, que acontece a cada três anos.

De acordo com o referencial do Setor Diocesano da Juventude, padre Rudinei Zorzo, a JTchêJ nasceu de um sonho de celebrar a unidade da juventude, em comunhão com o Papa Francisco e a Jornada Mundial da Juventude. “A motivação do surgimento da JTchêJ é dar a oportunidade aos jovens da Diocese de viverem a Jornada Mundial da Juventude em sintonia com a Cracóvia”, pontua.  

Ainda de acordo com Zorzo, o objetivo da JTchêJ é reavivar o amor das diversas expressões juvenis católicas por Jesus Cristo e pela Igreja. “Esse amor é visto de forma mais primordial durante uma Jornada Mundial da Juventude. Além de ser um incentivo à unidade das juventudes e a busca de um olhar comum, apresar da diferença que nos enriquecem”, finaliza o saxerdote. Ao invés do “M”, que se refere âmbito mundial, está sendo utilizado o “Tchê”, marca tradicional do povo gaúcho. Em suma: a Jornada da Juventude é mundial e, também, aqui.

Para o encontro, que terá entrada franca, a juventude é convidada a levar algum alimento para ser partilhado durante a noite. Além disso, a organização vai disponibilizar um espaço para os jovens estenderem colchões infláveis e sacos de dormir.

Sobre a ComMissão Jovem

Criada em 2012, a ComMissão Jovem reúne o Setor Juventude da Diocese de Caxias do Sul. Sob este nome, estão unidos todos os grupos de jovens, movimentos e Pastoral da Juventude – PJ. A ComMissão comunica os eventos da juventude católica de Caxias do Sul e região, bem como motiva a realização de eventos junto aos jovens e a divulgação das atividades dos grupos, por meio de site (www.commissaojovem.com.br) e redes sociais.

Sobre a Diocese de Caxias do Sul

Fundada em 1934, quando foi desmembrada da Arquidiocese de Porto Alegre, a Diocese de Caxias do Sul abrange 32 municípios da região leste da Serra Gaúcha. Conta com 70 paróquias, 983 comunidades (igrejas) e quatro santuários. Dispõe de um Centro de Formação Pastoral, em Caxias do Sul, e de três seminários. Dom Paulo Moretto é o bispo emérito e Dom Alessandro Ruffinoni é o bispo em atividade.

1

Serviço:

O quê: JTchêJ – encontro da juventude católica da Diocese de Caxias do Sul;

Quando: das 20h do sábado 30 de julho, às 08h do domingo, 31 (em comunhão com a Jornada Mundial da Juventude);

Onde: Colégio São José, no centro de Caxias do Sul – RS;

Quem: aberto à juventude católica de toda a região;

Quanto: entrada franca, no  entanto, pede-se a colaboração com um prato de doce ou salgado para a partilha.

2

Crédito das fotos: ComMissão Jovem/Divulgação