CONSUMISMO X CULTURA

d614c3de-390c-47a0-9d8f-923ac21b1173
Terezinha Tarcitano
terezinhatarcitano@gmail.com
Viajar é um dos maiores prazeres da vida: é o desligar da monotonia do cotidiano, fazer compras, degustar novos sabores, apreender com novas experiências. Também é uma excelente oportunidade para expandir a cultura e o conhecimento.
A serra gaúcha é um dos principais destinos turísticos, não só para a zona Sul do país, mas também para os demais estados e países vizinhos.
Em Canela situa se o Museu da Moda, o mais completo museu de moda do mundo, abrangendo 4000 anos da evolução da moda. Contudo, não só moda é mostrada: todas as vitrines são ambientadas temporalmente com móveis, objetos, luminárias e decoração que remetem o viajante a cada época da historia. É um banho de cultura e  conhecimento. Da viagem, as compras se esvaem, os sabores se diluem, mas as
experiências culturais ficam e nos enriquecem.
Museu não é um depósito de objetos velhos. Infelizmente, muitos ainda têm essa concepção e cria-se a ideia de que a visita ao museu é algo totalmente distante da realidade em que se vive. Ao contrário, museu é um laboratório da vida, já que o patrimônio cultural é a referência para o desenvolvimento das ações museológicas.
Aliás, a preservação é extremamente importante, pois serve de elo entre o passado e o presente. Afinal, o que se construiu ontem se reflete no hoje.
Intrinsicamente, o ser humano necessita saber sua origem, o porquê das coisas. E é por meio das exposições oferecidas pelo museu que se torna possível proporcionar maior interação com a realidade em que se vive.
É preciso despertar um sentimento cultural nos jovens no sentido de ensiná-los a valorizar as riquezas do nosso passado e, assim, ressignificá-las. Desta forma, evitamos a alienação cultural, a falta de memória e de identidade cultural.
Esta educação deve ser ensinada desde a tenra infância a fim de que o indivíduo internalize a importância do patrimônio na sua vida e crie o gosto pela visita a exposições culturais. Afinal, os estudantes de hoje são os adultos de amanhã. Este tema começa em casa.
Milka Wolff
www.museudamoda.com.br  milka@milka.com.br
Milka Wolff é estilista e curadora do Museu da Moda de Canela (RS)