POLICIAMENTO COMUNITÁRIO DEVE RECEBER MAIS ATENÇÃO

o vereador Adiló Didomenico/PTB aproveitou a Tribuna do Plenário da Câmara de Vereadores para fazer um importante apontamento sobre a questão da segurança pública, que vem preocupando a população de Caxias do Sul.

Nos bairros a situação parece ser ainda mais complicada, apesar da existência do Policiamento Comunitário. Mas como está funcionando esse serviço? Não se questiona a qualidade da Brigada Militar, que apesar das dificuldades enfrentadas, vem fazendo seu trabalho com muita competência.

Todavia, existem reclamações referentes aos convênios e contratos para a viabilização da presença de policiamento nos bairros. É um custo de cerca de R$ 800 mil por ano, investimento do Munícipio para aluguel de imóveis para os brigadianos nas comunidades.

 O parlamentar Adiló Didomenico irá propor um Projeto de Lei Complementar exigindo que o Estado fiscalize melhor como está sendo essa atuação nas comunidades, por meio da implantação de GPS nas viaturas, bem como gerando relatórios das movimentações delas com prestação de contas para o município e para a comunidade. O objetivo é melhorar esse policiamento nos bairros, já que o investimento da cidade de Caxias do Sul é considerável, e a sensação de ausência do policiamento nos bairros tem sido grande nos últimos tempos.

851d9140-189d-49cc-b785-35c3eedcb7cd

Foto: Geremias Orlandi